Toda articulação que tiver uma mobilidade reduzida, após uma analise criteriosa, poderá ser ajustada e com isso contribuir para um melhor desempenho do corredor, mas neste caso em especial destacamos as alterações da articulação sacro-ilíaca.
Quando existe a queixa de dor ou desconforto que não permite ficar sentado ou em pé por muito tempo, dores na região da coluna lombar, quadril e joelhos, certamente haverá uma alteração de movimento na articulação sacro-ilíaca. Uma outra forma de avaliar se existe alguma alteração nesta articulação mesmo que sem nenhum sintoma (presença de dor), embora não seja totalmente fiel, é deitar-se em decúbito ventral (barriga para baixo) na cama com os pés para fora, avalia-se então o quanto os calcanhares estão simétricos. Havendo um diferença, você deve procurar um quiropraxista para uma avaliação mais criteriosa do seu caso, e se realmente for constatada uma alteração, esta deve ser corrigida.
Com ou sem sintomas presentes (dor), a correção da função da articulação sacro-ilíaca é fundamental para o máximo desempenho de um corredor. Você vera a diferença já no treino seguinte após a correção!