25.5.11

PRINCIPAIS CUIDADOS

A corrida de rua vem se popularizando como modalidade esportiva com grande número de adeptos, por ser um esporte de baixo custo e de fácil adaptação, porém essas facilidades podem se tornar prejudiciais quando sem orientação e realizado de forma inadequada, levando assim a um aumento na incidência de lesões associadas à sua prática, como exemplo:

  • Tendinopatias: também conhecida como tendinites, são processos patológicos que acometem as estruturas que fazem a ligação dos músculos aos ossos, os tendões. O conjunto músculo-tendíneo é o responsável pela movimentação dos ossos e articulações, e durante a corrida entra em sobrecarga, sendo esta uma atívidade de impacto e esforço médio/alto. Além de respeitar os ciclos de treinamento do seu orientador e fazer uso de equipamento adequado, podemos acelerar a recuperação entre treinos com abordagens específicas da Terapia Manual e estimular o sistema imunológico, pois dentro do conceito da Acupuntura (Técnica Nagano) muitas das inflamações dos tendões se dão por uma baixa imunidade.

  • Lesões musculares: ocorre basicamente por uma sobrecarga do musculo, provocando aumento da tensão e fadiga muscular, onde um fator contribuinte é pelo acúmulo de Trigger Points (Pontos-Gatilho), que consequentemente predispõe a lesões no tecido muscular. Além de respeitar os ciclos de treinamento do seu orientador e fazer uso de equipamento adequado, podemos eliminar os Trigger Points da musculatura, trazendo a normalidade o seu tônus, propiciando uma melhor circulação local, possibilitando um adequado ciclo de contração/relaxamento, fundamental para um ótimo desempenho e para a prevenção deste tipo de lesão.

  • Dores articulares: muitas vezes o corredor aprende com a sua prática a suportar e superar a dor, mas isso nem sempre será saudável. Sempre que houver dores articulares é fundamental uma avaliação clinica criteriosa, e se necessário também através de exames de imagem (RX, Ressonância, Tomografia). Sempre que houver uma articulação com seu movimento diminuido (hipomobilidade) haverá uma outra articulação, próxima ou distante, que estará compensando com movimento em excesso (hipermobilidade) e que provavelmente apresentará dor e desgaste excessivo, prejudicando o desempenho e a "vida útil" deste atleta. Isto muitas vezes poderá ser corrigido através de técnicas de Terapia Manual.

Dentro da proposta corretiva e/ou preventiva de lesões que comumente ocorrem na prática da corrida, seguem na sequência explicações mais detalhadas de como cada técnica poderá ajudar você a se manter saudável, otimizar o seu treino e o seu desempenho nas provas de corrida.
Caso haja dúvidas, ou necessite de maiores informações entre em contato conosco através do email quirofisio@quirofisio.com ou pelo telefone (19) 3385-8148.

Dr. Ulisses Gama Cubas da Silva